No Amazonas, durante o festival de Parintins, um evento que conta com mais de 100 mil visitantes a cada ano, no mês de junho, a latinha azul pode ser comprada. Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) disputam quem será o melhor bumba, daí se justifica a cor da lata, já que os adeptos de Caprichoso jamais utilizam algo da cor vermelha no evento.
O século XIX foi decisivo para a história dos Estados Unidos e do mundo. Em 1886 foi erigida a Estátua da Liberdade em Nova York, uma cortesia da França aos americanos por uma vitória contra a Inglaterra no passado.
Em Atlanta, o assunto não tinha a ver com guerras ou monumentos, mas com o nascimento de um outro pilar da cultura americana, a Cola-Cola Company.
Remédio ou refrigerante?
O farmacêutico John Pemberton resolveu testar uma fórmula nova para problemas de memória. Misturou água gaseificada, folhas de coca, muita cafeína e extrato de noz de cola. Pronto.
Estava plantada a semente da marca mais valiosa do mundo inteiro. Para testar o produto, levou-o àJacob’s Pharmacy para ser comercializado.
Frank Robinson, o contador, foi quem batizou a bebida com o nome de Coca-Cola e assinou o logotipo mais famoso do mundo, que se conservou imutável ao longo de 126 anos.
Naquele tempo, vendia-se nove copos por dia, ao preço de 5 cents cada.
Como a procura não era grande, o farmacêutico apelou para o marketing: aparições da Coca-Cola no Jornal de Atlanta e em calendários americanos tornaram-se constantes.
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Propaganda da Coca-Cola nos jornais, pela bagatela de 5 cents por copo. |
A trajetória de Pemberton foi cortada pelo destino. Dois anos após ter criado o produto, ele morreu e quem comprou os direitos de fabricação da Coca foi Asa G. Candler, um investidor de Atlanta.
Candler foi o primeiro presidente da Coca-Cola e começou a dar ares de empreendedorismo para a marca.
Candler transformou a invenção em produção.
A campanha de marketing foi massiva, pagando pessoas para se fantasiarem com as cores da empresa, usarem relógios e distribuírem cupons para degustação grátis do novo refrigerante. A publicidade funcionou e em 1895 todos os estados americanos já consumiam o ex-remédio que tornara-se guloseima.
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Os cupons que permitiam um copo grátis de Coca. |
Todos queriam criar "a nova Coca-Cola". Foi nessa conjuntura que a empresa começou a se proteger das cópias. Propagandas como “Exija a original” e “Não aceite substitutas” foram marcantes e decisivas para os rumos da empresa.
Já no século XX, a Coca-Cola foi para Canadá, Porto Rico e França. O sucesso durou até 1919, quando algo preponderante aconteceu na história da Coca-Cola: Robert Woodruf assume a presidência da empresa.
Ele levou a Coca-Cola para as Olimpíadas de 1920, em Antuérpia, na Bélgica, aumentando ainda mais a força da marca. O novo presidente também inovou com a criação de engradados com 6 garrafas, revolucionando o modo de tomar e distribuir refrigerante no mundo.
Muitos americanos estavam fora de casa e queriam beber o refrigerante mais famoso dos EUA, o que ampliou o alcance da indústria ainda mais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim4TYv88drkLKNc7g8Iowr3PNj8RThjk2J7WqoCTZyBw9IMEd415ay-EUL8RzoZZJpuhm92w4_7S_1Yinsblw9jeVAJRbeHmnZ32MrdrR0h0V5keqiulCBCw0WlMZwr8qO2mfiMLcrJ1I/s200/cocacolatime.jpg)
Esse foi o pontapé inicial de uma expansão mundial sem precedentes.
O resultado?
Mais de 5 bilhões de garrafas vendidas.
A guerra foi fundamental para a Coca-Cola ter se estabelecido como produto global. O refrigerante tornou-se tão importante que foi o primeiro produto do mundo a aparecer na capa da tradicional revistaTime, no ano de 1950.
Ainda nessa década, os patrocínios começaram a ultrapassar a casa dos 30 milhões de dólares. As propagandas não paravam e a Coca começou a ser embalada tal como hoje podemos encontrá-la: em garrafas de vidro contendo 1 litro.
Com o correr dos anos, a Coca-Cola fixava-se na mente das pessoas. Por meio de propagandas “agressivas” e cativantes, a empresa arregimentou um público fidelíssimo que passou a se deliciar com o refrigerante nas mais variadas situações: boliche, piquenique, aniversários, casamentos, jogos, festas, etc.
Para se ter uma noção da importância da Coca-Cola no mundo, eis um fato: em 1978, ela foi escolhida como a primeira e única empresa que poderia vender refrigerantes na República Popular da China, um país totalmente fechado e contra o capitalismo (em tese).
Para se ter uma noção da importância da Coca-Cola no mundo, eis um fato: em 1978, ela foi escolhida como a primeira e única empresa que poderia vender refrigerantes na República Popular da China, um país totalmente fechado e contra o capitalismo (em tese).
Nos anos 1980, Woodruff sai da presidência. Quem assume a empresa é Roberto Goizueta, um homem que fugiu do regime socialista cubano de Fidel Castro em direção aos EUA.
Com ele, a empresa definitivamente mostrou que viera para ser diferente.
Em 1982, nascia a Coca-Cola Diet.
Em 1984, iniciam-se ações filantrópicas da Coca-Cola.
Em 1985 a Coca-Cola torna-se o primeiro refrigerante a ir para o espaço.
Em 1986, ela completa 100 anos de existência com um lucro até então sem precedentes na história da empresa, sempre crescendo.
Em 1989, em plena União Soviética, a empresa de Atlanta recebe permissão para ser a primeira marca a ser comercializada na Pushkin Square, uma das mais famosas praças de Moscow e um dos locais mais importantes do regime stalinista.
Um fracasso retumbante...
Ao tentar inovar, a Coca-Cola esqueceu-se da tradição. Em 1985, após grande números de pesquisas e acúmulo de dados, a empresa lança a New Coke, com uma fórmula diferente da original.
O problema é que a New Coke não foi um produto a mais, mas uma substituição.
Após pouco mais de três meses e protestos dos consumidores, a empresa resolveu voltar atrás e relançar a Coca como ela era.
A propaganda utilizada foi Cola-Cola Classic.
O presidente da época assumiu o erro afirmando que “mudar a Coca-Cola é como se Deus mudasse a grama para a cor roxa” e pediu desculpas aos consumidores.
Leia mais sobre o caso da New Coke no site da revista Exame
Com ele, a empresa definitivamente mostrou que viera para ser diferente.
Em 1982, nascia a Coca-Cola Diet.
Em 1984, iniciam-se ações filantrópicas da Coca-Cola.
Em 1985 a Coca-Cola torna-se o primeiro refrigerante a ir para o espaço.
Em 1986, ela completa 100 anos de existência com um lucro até então sem precedentes na história da empresa, sempre crescendo.
Em 1989, em plena União Soviética, a empresa de Atlanta recebe permissão para ser a primeira marca a ser comercializada na Pushkin Square, uma das mais famosas praças de Moscow e um dos locais mais importantes do regime stalinista.
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O caso fez a empresa ser capa, de novo, da TIME. Dessa vez, no entanto, a matéria não era positiva. |
Ao tentar inovar, a Coca-Cola esqueceu-se da tradição. Em 1985, após grande números de pesquisas e acúmulo de dados, a empresa lança a New Coke, com uma fórmula diferente da original.
O problema é que a New Coke não foi um produto a mais, mas uma substituição.
Após pouco mais de três meses e protestos dos consumidores, a empresa resolveu voltar atrás e relançar a Coca como ela era.
A propaganda utilizada foi Cola-Cola Classic.
O presidente da época assumiu o erro afirmando que “mudar a Coca-Cola é como se Deus mudasse a grama para a cor roxa” e pediu desculpas aos consumidores.
Leia mais sobre o caso da New Coke no site da revista Exame
Anos 1990 e as aquisições
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Essa década foi de novas compras para a empresa. A Coca adquiriu a Powerade e a Schweppes, entre outras.
E pela primeira vez na história, surge um refrigerante acondicionado em uma embalagem reciclável, outra inovação.
Entre tantas mudanças, com 126 anos de história de sucesso, a Coca hoje conta mais de 135 mil empregados, possui mais de 3.500 tipos de bebidas diferentes ao redor do mundo e seus produtos são vendidos em mais de 200 países.
A Coca-Cola é, desde 1988, a empresa mais valiosa do mundo.
Ela vende, atualmente, mais de 1,7 bilhão de unidades diariamente.
Por segundo, isso significa 19.400 unidades.
Ela vende, atualmente, mais de 1,7 bilhão de unidades diariamente.
Por segundo, isso significa 19.400 unidades.
Mitos e Curiosidades
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Símbolo da Coca-Cola no patrocínio da NASCAR. |
- O Papai Noel, tal como ele é hoje, foi “criado” pela Coca-Cola em 1931. Antes, ele era um senhor nada amistoso e por vezes até assustador. A Coca-Cola passou a fazer propagandas com ele, e foi a imagem do “bom velhinho” de roupa vermelha e branca que se afixou nas mentes mundiais até hoje.
- Cuba, Birmânia e Coréia do Norte são os únicos países que não comercializam a Coca-Cola.
- O Brasil é o terceiro maior consumidor do refrigerante, atrás apenas de Estados Unidos e México.
- A Coca-Cola é a patrocinadora oficial o programa de TV mais assistido dos EUA, o American Idol.
- A empresa é a patrocinadora oficial da NBA e também da NASCAR.
- Existe Coca-Cola de cereja, framboesa, limão, baunilha, lima, laranja, variando conforme as tradições de cada país.
- Os refrigerantes mais vendidos do mundo são: Coca-Cola, Coca-Cola Diet, Sprite e Fanta. A Pepsi aparece em quinto lugar. Quatro, portanto, são da empresa mais valiosa do mundo.
- No Brasil, a empresa é dona da Del Vale, Matte Leão, Kuat, Kapo, Burn, Powerade, Schweppes entre outros.
- Em diversos estados dos EUA, a Coca-Cola é usada pela polícia rodoviária para retirar o sangue nas pistas depois de acidentes.
- O ácido cítrico, ingrediente da Coca-Cola, pode tirar manchas de roupas e também ferrugens.
- O ácido fosfórico, ingrediente ativo da Coca-Cola, tem pH 2,8 e pode dissolver um pedaço de unha em 4 dias.
- Até o ano de 1915, a receita da Coca-Cola tinha pequenas porcentagens de cocaína.
- A Coca-Cola chegou ao Brasil no ano de 1942. O líquido vinha embalado em barris, para ser engarrafado aqui.
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